Portal da Cidade Guaíra

SAÚDE

TCE/PR recomenda medidas para melhorar a saúde do Município de Guaíra

Relatório propôs recomendações para melhorar a cobertura vacinal, especialmente em crianças.

Publicado em 16/03/2024 às 02:14

(Foto: TCE/PR)

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) ratificou a emissão de 15 recomendações referentes às políticas e práticas adotadas para assegurar uma cobertura vacinal adequada, as quais devem ser adotadas por 30 municípios do Paraná.

O Relatório de Fiscalização da CAGE/TCE-PR propôs recomendações para melhorar a cobertura vacinal, especialmente em crianças, como parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 na área da Saúde.

O TCE-PR verificou se nesses municípios havia um planejamento estruturado para possibilitar uma cobertura vacinal adequada; se eram realizadas campanhas para conscientizar a população sobre a importância de se vacinar; se eram realizadas ações de busca ativa de não vacinados; e se havia um compartilhamento de informações sobre a situação vacinal dos cidadãos entre a Secretaria de Saúde e as outras áreas da gestão municipal.

Dos 30 municípios que receberam recomendações do TCE, o Município de Guaíra também foi listado por falhas na área da saúde, apontando para desafios urgentes que precisam ser enfrentados para melhorar o atendimento à população local.

Como resultado dos trabalhos de fiscalização foram identificadas oportunidades de melhoria que originaram a proposição das 15 recomendações, onde o TCE-PR recomendou uma série de medidas urgentes, incluindo a realização de concursos públicos para contratação de mais médicos, investimentos em reformas e melhorias nas unidades de saúde, garantia do fornecimento regular de medicamentos e insumos, e modernização do sistema de agendamento de consultas e exames.

Segundo o Tribunal de Contas, o Município tem até 60 dias para apresentar um plano de ação detalhado ao TCE-PR, demonstrando como pretende implementar as recomendações e melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população local.

Confira a lista de todos os municípios que foram notificados:


Altônia, Assis Chateaubriand, Astorga, Cambará, Campina Grande do Sul, Carambeí, Castro, Cianorte, Colorado, Coronel Vivida, Guaíra, Goioerê, Jaguariaíva, Lapa, Mandaguaçu, Mandaguari, Marechal Cândido Rondon, Matinhos, Ortigueira, Paiçandu, Palotina, Paranavaí, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu, Reserva, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Tibagi, Ubiratã e União da Vitória.

Fonte:

Deixe seu comentário