Portal da Cidade Guaíra

CRIPTOMOEDAS

Operação derruba fazenda clandestina de mineração em Saltos del Guairá

Uma ligação direta (gato) na rede de alta tensão abastecia os processadores de criptoativos.

Publicado em 13/04/2024 às 16:00
Atualizado em

Intervenção aconteceu em um estabelecimento localizado perto de Saltos del Guairá. (Foto: ABC Color)

833 processadores de criptoativos estavam conectados no momento da operação. (Foto: ABC Color)

Na terça-feira, a Administração Nacional de Eletricidade (ANDE), em colaboração com o Ministério Público e a Polícia Nacional, realizou uma intervenção em uma propriedade localizada no quilômetro 2 da cidade de Saltos del Guairá, no departamento de Canindeyú. No local, foi descoberta uma operação de uma fazenda clandestina de mineração de criptomoedas.

Durante a operação, foram confiscados 833 processadores de criptoativos que estavam em funcionamento no momento da intervenção. Esses equipamentos de grande porte estavam conectados de forma irregular à rede elétrica, um "gato" como é conhecido no Brasil, utilizando quatro transformadores: um de 1.000 kVA e três de 2.000 kVA (sem placa), totalizando uma potência instalada de 7.000 kVA.

A ANDE apresentou uma denúncia ao Ministério Público pelos crimes de furto de energia elétrica, perturbação de serviços públicos e sabotagem.

O fiscal responsável pela intervenção é o agente Ramón Javier Fariña, da Unidade Penal Nº 2 de Saltos del Guairá. Com uma ordem de busca e apreensão, Fariña procedeu ao lacramento de todos os acessos à propriedade e designou um depositário judicial no local.

De acordo com a análise realizada pela ANDEO, o prejuízo patrimonial mensal é estimado em aproximadamente G. 1.922 milhões, o que equivale a R$ 1.329, o que não é muito para os padrões brasileiros, devido ao subsídio que a Itaipu dá para o país vizinho. Esta quantia, somada aos custos decorrentes da intervenção e à aplicação da multa, deverá ser paga pelos responsáveis.

Fonte:

Deixe seu comentário