Portal da Cidade Guaíra

DROGAS

Brasil e Paraguai intensificam combate ao narcotráfico na fronteira

Apreensões constantes nos dois lados da fronteira causam grande impacto no Narcotráfico.

Publicado em 23/04/2024 às 11:00
Atualizado em

A apreensão de maconha na fronteira tem sido alta desde o início do ano. (Foto: PRF)

As autoridades brasileiras e paraguaias intensificaram seus esforços para combater o narcotráfico, resultando em significativas apreensões de drogas nos dois países. Recentemente, a Polícia Federal brasileira emitiu um comunicado revelando que já apreendeu mais de 56 toneladas de drogas somente neste ano. Essa quantidade expressiva está diretamente relacionada à produção paraguaia, conforme indicam as autoridades.

No Paraguai, as autoridades também têm demonstrado uma postura mais firme contra as atividades do narcotráfico. Em uma operação recente, as autoridades paraguaias apreenderam 7,1 toneladas de maconha e destruíram seis centros de produção em duas localidades do departamento de San Pedro, no centro do país.

A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) divulgou em comunicado que agentes especiais do Departamento de Investigação do Crime Organizado realizaram diligências em "dois imóveis rurais" nas localidades de San José del Norte e Colônia Naranjito, onde também conseguiram erradicar nove hectares de plantações ilegais.

Segundo a Senad, a droga era principalmente destinada ao Brasil, sendo canalizada através de estruturas criminosas operando em Saltos del Guairá e outras localidades do departamento de Canindeyú, fronteiriço com o Brasil.

Em San José del Norte, foram desmantelados cinco centros de produção, com a destruição de 5.600 quilogramas de maconha picada e a erradicação de três hectares de plantações. Por sua vez, em Colonia Naranjito, os agentes destruíram um acampamento e seis hectares de cultivos, além de eliminarem 1.500 quilogramas de maconha.

As autoridades estimam que, com essas intervenções, pelo menos 34.000 quilogramas da droga foram retirados de circulação.

"O lucro cessante gerado aos financiadores do narcotráfico ultrapassa 1 milhão de dólares, de acordo com o preço da droga em nosso país", afirmou o comunicado, acrescentando que, se a droga chegasse ao Brasil, a "expectativa de lucro" seria de aproximadamente cinco milhões de dólares.


Fonte:

Deixe seu comentário