Portal da Cidade Guaíra

CONSCIENTIZAÇÃO

Para proteger crianças e adolescentes, Guaíra promove palestras e teatros

Eventos educativos visam conscientizar sobre abuso sexual, protegendo os direitos infanto-juvenis.

Publicado em 19/04/2024 às 18:00
Atualizado em

Abertura da Campanha Faça Bonito (Foto: Luana Tsukamoto )

Ontem, (18/04) no anfiteatro do Centro Educacional Amauri Lopes, o município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em colaboração com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a abertura da campanha "Faça Bonito 2024".

O evento marca o início de uma iniciativa que visa mobilizar a sociedade e promover a conscientização sobre a importância da prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em parceria entre as secretarias de Assistência Social e Educação, a campanha representa um esforço conjunto para proteger e garantir o bem-estar das crianças e jovens da comunidade.

A Campanha Faça Bonito teve início com o lançamento do 3º Concurso Cultural e do desafio da boneca viajante. Ao longo do mês de maio, as atividades se intensificarão, abrangendo toda a Rede Municipal e Estadual de ensino, bem como diversos setores da sociedade.

Estão programadas a realização de teatros lúdicos e palestras com foco na temática do abuso e exploração sexual, com o objetivo de sensibilizar crianças, adolescentes e a comunidade em geral sobre as violações que podem ocorrer e as formas de pedir auxílio e denunciar casos de abuso. Essas ações visam promover a conscientização e o engajamento de todos na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

A premiação dos alunos destacados no 3º Concurso Cultural está agendada para o dia 16 de maio, no Ginásio de Esportes Robson Reis, junto com uma ação intitulada "Me proteja, que eu quero brincar!". Esta iniciativa simboliza o compromisso do Poder Público municipal em garantir que a infância seja um período de proteção, saúde e diversão, livre de preocupações além da fruição dos direitos básicos, incluindo o direito à vida, saúde e ao lazer.

A triste realidade da violência sexual está presente em nosso cotidiano, deixando marcas profundas nas vítimas. Por isso, a campanha Faça Bonito busca conscientizar e combater essa grave violação dos direitos humanos. O objetivo é que nossas crianças e adolescentes possam crescer sem carregar o peso das feridas do abuso, mas sim as marcas de um desenvolvimento saudável, baseado no amor, cuidado e proteção.

Fonte:

Deixe seu comentário