Portal da Cidade Guaíra

PRF

Helicóptero conhecido dos guairenses é utilizado em resgates nas cheias do RS

Desde sua implantação no território gaúcho, a aeronave já participou de mais de 29 operações.

Publicado em 05/05/2024 às 15:30
Atualizado em

Imagem meramente ilustrativa. (Foto: PRF)

Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está desempenhando um papel crucial no resgate de vítimas das enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul. A aeronave é muito conhecida pelos guairenses, pois na maioria das vezes fica estacionada junto à Delegacia Especial de Polícia Marítima - DEPON, próxima ao Rio Paraná e à ponte Ayrton Senna.

Desde sua implantação no território gaúcho em 3 de maio, a aeronave realizou 29 operações de resgate em apenas dois dias, concentrando esforços nas áreas mais severamente atingidas nos municípios de Canoas e Eldorado do Sul.

As intensas chuvas provocaram condições adversas, resultando em áreas de difícil acesso por terra e tornando os resgates aéreos uma necessidade premente. A equipe especializada em operações aeromédicas da PRF enfrentou desafios consideráveis, principalmente devido à falta de locais seguros para pousar nas áreas alagadas. Diante dessa realidade, as operações envolveram técnicas de içamento para evacuar pessoas isoladas, incluindo grupos vulneráveis como idosos, gestantes, crianças e bebês.

A mobilização do helicóptero paranaense, sendo o primeiro da PRF a ser designado para o Rio Grande do Sul nesta crise, foi seguida pelo deslocamento de outras duas aeronaves de diferentes estados em 4 de maio, ampliando significativamente a capacidade de resposta às emergências. Juntas, essas três aeronaves já conseguiram resgatar um total de 57 pessoas de áreas de risco.

Além das operações de resgate, a PRF está conduzindo uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar os afetados pelas enchentes. Até 8 de maio, todas as unidades da PRF no Paraná estarão recebendo contribuições de água potável, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal e limpeza. Essa iniciativa solidária visa suprir as necessidades básicas dos desabrigados e desalojados pela catástrofe natural.

Fonte:

Deixe seu comentário