Portal da Cidade Guaíra

PREVISÃO DO TEMPO

Massa de ar frio polar provoca queda de temperaturas na região sul do Brasil

Sudeste e Centro-Oeste também serão afetados, com possibilidade de geadas em alguns lugares.

Publicado em 29/06/2024 às 08:45

Alguma áreas na região sul do país serão afetadas com um frio intenso. (Foto: Clima Tempo)

Uma forte massa de ar frio de origem polar está avançando sobre o Brasil neste fim de semana, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas em várias regiões. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa onda de frio impactará especialmente o Sul do país, além de áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia e Acre. O fenômeno marca o fim de um junho calorento e promete um início de julho com temperaturas extremamente baixas.

No Paraná e Santa Catarina, as temperaturas podem cair para valores abaixo da média, com previsão de geadas fortes em áreas de maior altitude. As regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul devem registrar temperaturas variando entre -8°C e -4°C, o que poderá provocar geadas generalizadas. No domingo, 30 de junho, e na segunda-feira, 1 de julho, a Grande Porto Alegre e a Grande Curitiba devem enfrentar geadas moderadas a fortes, alertam os meteorologistas.

Além das temperaturas baixas, a previsão inclui riscos de geada nas áreas mais afetadas. Em Porto Alegre e Curitiba, espera-se geada tanto no domingo quanto na segunda-feira, o que pode afetar severamente as atividades agrícolas e a rotina diária da população. A Climatempo confirma que esses eventos de geada se estenderão até o início de julho, com impactos significativos nas regiões de maior altitude do Sul e Sudeste.

Enquanto isso, Guaíra experimenta um dia de chuva fraca e céu nublado, com temperaturas ao redor de 16°C pela manhã e à tarde, e 15°C à noite. Os ventos do Sul, com uma velocidade média de 15 km/h, mantêm o clima mais frio na cidade, conforme as previsões indicam. A atenção está voltada para os próximos dias, pois a massa de ar polar que está influenciando grande parte do Brasil pode trazer ainda mais quedas de temperatura e novas ocorrências de geada.

Fonte:

Deixe seu comentário